terça-feira, 1 de outubro de 2013

Quando a gordura alheia incomoda muita gente

     Quanto eu tinha nove anos escuta muito as pessoas falarem quem era mais bonita ou mais feia, existia na minha cabeça uma verdadeira guerra entre eu e a moça bonita da casa, talvez essa guerra nem fosse minha de verdade, fosse dos outros que queriam impor suas formas nos outros, sentia isso da família, dos amigos da mamãe e dos amigos na escola que insistiam em me apelidar de baleia entre outros. Desde pequena era influenciada a ter que emagrecer, minha tia sempre perguntava se eu queria ser magra e claro que eu dizia sim, até hoje não sei bem se naquela época eu respondia sim para ser magra e bonita de fato ou só para eles pararem de encher meu saco, tinha quase certeza que quando crescesse ficaria magra e as piadas parariam. Não foi o que aconteceu.
                                                  
                                 Encontramos beleza nas curvas e formas de toda mulher

      Por isso que nunca fui de olhar a gordura alheia, sabia da minha e como as pessoas tratavam quem não tinha um corpo perfeito (como é um corpo perfeito?), só que hoje em dia tudo está muito rápido e as crianças cada vez mais adultas, algumas já foram ensinadas que: gordo é feio e magro é bonito. Há uma semana um garoto de quatro anos me parou e disse...
      - Por que sua barriga está grande? Você está comendo demais!

     Sinceramente tive muita raiva na hora e não soube o que dizer, apenas olhei e disse que ele não poderia falar aquilo para ninguém, que era feio falar do peso de qualquer pessoas. Mas depois pensando vi que deveria ter dado uma resposta diferente, explicado que gordo não é gordo por comer demais e sim por vários fatores, os mesmo que elevam alguém ser magro. O que mais me assustou foi uma criança daquela idade ter essa mentalidade, acredito que não seja culpa dele porque ninguém nasce achando nada, tudo vai sendo construído com o tempo e vem da parte de quem cria, quem sabe o que ele me falou naquela tarde foi que alguém já disse a ele, também o que aconteceu não foi a primeira vez, há mais de um mês ele havia dito que queria emagrecer para não ficar como eu, gordo.
     O que mais me invoca de raiva é quando alguém me manda no whatsapp vídeos de mulheres gordas desnudas dançando como uma forma de piada e ridicularização, cara, o que tem demais de uma gorda dançar da forma que ela achar melhor? Sério, aonde tem piada nisso? Não somos livres? Não! Não somo livres a partir quando mandam emagrecer para ficar mais bonita, será que não podemos nos achar bonita sendo gordas? Não somo livres quando fazem piadas com nosso peso, não somos livres quando nos comparam com a garota esbelta da revista e assim por diante. Digo que não somos livres porque não me sinto livre, e sei que outras garotas também não. Outro dia uma garota falou e afirmou que quando na hora de paquerar tem uma gorda e magra o cara sempre vai escolher a magra porque ela é mais bonita sim. Ok.

     A mesma garota que disse isso ficou com pena da garota gorda da novela que vai ser rejeitada, foi aí que fiquei pensando, como alguém que afirma uma coisa daquela pode ter pena dela? Acho que só em novela mesmo ou sou muito azarada. Espero que ela veja o lado da menina da novela, outro dia ela falou que só era a amiga gorda que arrumava meninas pro amigos, isso não é só coisa de novela, quando percebi que isso estava acontecendo comigo me afastei de alguns, sei lá ouvir um “ela não pega ninguém tadinha” não é muito confortável, não quero a pena de ninguém e nem que se aproximem de mim para querer me desencalhar, isso é humilhante para mim, principalmente quando alguns caras me procuram querendo me comer como forma de favor, cara, eu não preciso disso, sério mesmo, não preciso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário