terça-feira, 26 de junho de 2012

A FÉ DE CADA UM



     Há alguns dias postei algo no meu facebook onde uma colega – na realidade ex-colega – não gostou muito. Ela é evangélica e não digo fervorosa se não fosse fanática. Com tudo, me pergunto por que ainda hoje tantas pessoas brigam por conta de religião e ainda mais alheia.
     A questão é simples: Fé. Uma fé irracional e sem bases, uma fé cega onde o único prejudicado é a que carrega, não conheço ninguém que tenha uma fé solida vir brigar com outra pessoa por esse motivo. Porque ter fé é algo pessoal e intima, ninguém pode obrigar a ninguém a sentir nada.
    Alguém que tem fé solida não cai na primeira dificuldade, não pensa besteira e nem desiste tão fácil de algo que deseja. Talvez o que falte em algumas igrejas é a consciência de que se pode ter uma fé racional e não aquilo de acreditar cegamente em algo, para mim as pessoas se tornam bobas demais e nunca questionam se realmente acredita nisso ou aquilo.
     Por que não questionar? Por que aceitar tudo de olhos fechados? E onde fica a MINHA opinião? Tem valor? Não, não tem! Porque somos criados de uma forma onde devemos aceitar tudo e dizer “amém” de olhos fechados, e quando encontra alguém que questiona a si mesmo, é logo tachado de “rebelde”. Não é porque tem uma bíblia em mãos que se tem uma verdade inquestionável e sabemos que se o primeiro testamento nos traz tantas regras, o segundo vem derrubando tudo e plantando amor.
     Não teria dado tanta atenção caso a pessoa em questão não tivesse me mandado uma mensagem pessoal pedindo para eu retirar a postagem e ter ofendidos meus amigos em comentários. E se ela não gostou é um direito dela, mas querer dar pitado no que posto é totalmente diferente.  Pensando bem, não perdi uma amiga, me livrei de um problema, pois ela mesma me excluiu e disse que eu só lia porcarias. Melhor ler porcarias e ter o pé no chão do que sair falando besteiras.
     Fé é algo que se senti e eu não sinto! E nem por isso sou alguém ruim (não tão ruim) porque nada disso molda o caráter de ninguém e por isso que sempre digo que me dou muito com colegas ateus e agnósticos e também alguns religiosos, muitos que conheço não traz consigo a verdade suprema e nem tem medo do fogo de inferno – se é que existe céu, inferno, deus e demônio – e não perdem tempo querendo me converter ou dizendo que vou para o inferno. E para fechar, um tweet que uma amiga me mostrou e que ri bastante...
“A igreja é contra os gays pq não é algo natural. Já andar sobre as águas e transformar ela em vinho é super normal, faço sempre em casa.

Um comentário: