sexta-feira, 20 de julho de 2012

É ISSO MESMO?


  Nos últimos dias tenho lido um pouco sobre feminismo e confesso que é um assunto que tem me agradado bastante, sinto uma ponta de identificação com o movimento, suas idéias e manifestações. Na verdade nunca tinha parado para pensar sobre o assunto e depois que conhecei a conhecer algumas feministas (muito legais por sinal) comecei a procurar entender o movimento e acabei descobrindo que eu não era exatamente movida por mim mesma.
     Sim, influência dos outros quase todos tem, mas da mídia é quase 100% da população e as mulheres são o alvo em tudo, do creme para pele até os produtos de limpeza. Mas a diferença é que tratam como se nós devêssemos nos manter sempre bonitas e dentro do padrão de beleza e ao mesmo tempo como domésticas onde nosso lugar é na cozinha. Pensa como é difícil se manter na “linha” para que a aparência agrade os outros e principalmente aos homens que a cada dia veneram mais as magrinhas e tal. Por conta dessa preferência que muitas mulheres saem em busca de um corpo bonito e que chame a atenção masculina.
     O fato é que as mulheres estão a cada dia se tornando escrevas dos produtos de beleza e em muitas vezes não é para apenas a satisfação pessoal e sim dos homens. Nestes dias li um tweet que dizia mais ou menos assim: “Perdi 8 kg e ninguém tem absolutamente nada a ver com isso” e fiquei particularmente muito contente, porque algumas pessoas possuem a idéia de que para uma mulher consiga emagrecer tem que haver alguém na jogada, e não, não precisa se a pessoa tem amor próprio e queira ficar bem para si mesma.
     Contudo, isso são coisas que eu não conseguia observar nos comerciais de estéticas, limpeza e entre conversas em rodinhas de fofoca. Não me considero feminista, mas não nego que tem me chamado bastante atenção em muitas questões inclusive sobre o aborto (sempre fui contra com certa convicção e hoje não sou mais) e tudo está mudando e para melhor, existe muitos assuntos bacanas a serem comentados e tenho certeza que é algo bastante produtivo e libertador. Só é uma pena que minha cidade não tenha a marcha das vadias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário